Terapia Manual

A fisioterapia manual consiste em utilizar as mãos para influenciar a capacidade de reparo do organismo.
Assim, a manipulação manual afeta as propriedades mecânicas dos tecidos como elasticidade, força e alongamento; trata as deficiências neuromusculares decorrentes de doenças e lesões musculoesqueléticas como perda de equilíbrio e movimento; trata a dor; permite a correção postural, além de causar reações psicológicas que apresentam uma resposta somática traduzida pelo relaxamento e sensação de bem estar.
O terapeuta manual utiliza sua habilidade de avaliação, conhecimento de anatomia, biomecânica, fisiologia, ergonomia, etc, para relevar a importância de cada componente de hipótese de trabalho da causa do problema do paciente.
Inúmeras técnicas de massagem no Oriente e no Ocidente podem surtir os mais diversos efeitos, beneficiando a saúde e o bem estar do indivído.

Entre essas técnicas destacam-se:
Sacro-Craniana
Derivada da Osteopatia faz uso do toque suave, caracterizado por toques suaves com movimentos lentos, trabalhando as meninges, ossos cranianos e o sacro, melhorando o equilíbrio dessas articulações.
Drenagem Linfática
Tem como objetivo desintoxicar, nutrir e oxigenar todas nossas funções biológicas. Muito utilizado no pré e pós-operatório, pois diminui rapidamente os hematomas e edemas que ficam da intervenção cirúrgica, e elimina espasmos musculares.
Ventosaterapia
Com a utilização de copos de vidro ou de acrílico, aplica-se na pele uma pressão negativa, vácuo, que tem por objetivo drenar o sangue, o que melhora a oxigenação tecidual, diminuindo espasmos musculares.
Massagem Chinesa
Baseada na teoria dos meridianos e suas ramificações, a massagem relaxa os tendões, alivia espasmos, aumenta a flexibilidade, alinha as articulações, melhorando os canais de energia (grande circulação). Indicada para a prevenção e tratamento de diversas doenças.
Shiatsu
Técnica de massagem que tem por objetivo manter o equilíbrio do corpo e da mente. Consiste numa compressão suave em vários pontos dos meridianos (caminhos de energia do corpo). É uma terapia preventiva e muito utilizada como terapia complementar em tratamentos clínicos.
Deslizamento Miofascial
Baseia-se na fáscia (tecido que envolve o músculo) muscular como função primária, para um bom alongamento das fibras musculares. Através de um toque, com pressão leve ou moderada, focado nos locais de restrição muscular, o terapeuta busca um aumento da circulação sanguínea na região, alterações bioquímicas locais, e dessa forma um alongamento da fáscia, e por consequência do músculo.
Shantala
De origem indiana, é uma massagem aplicada em bebês e pode-se utilizar no adulto, pois facilita o relaxamento muscular acalmando o paciente. Serve para o alívio de cólicas, náuseas, constipação, melhora respiratória.
Quick Massage
Estimula o equilíbrio energético do corpo por meio de relaxamento muscular das regiões cervical, dorsal e membros superiores. Indicada para redução de estresse, prevenção de tendinites causada por movimentos repetitivos, alívio de dores, cansaço, desânimo.
Quiropraxia
Utilizam-se as mãos através da liberação de impulsos nervosos, manipulações, que bloqueiam articulações com dificuldade de movimentação. Recomendado para casos como dores na coluna em geral, tensão em lesões por esforço repetitivo.
Anti-Stress
Através de pressões, amassamentos, alongamento, deslizamentos, diminui o estresse com o relaxamento prazeroso (sem dor). Indicado para dores nas costas, enxaqueca, ansiedade, gastrite, indisposição.
Tui Na
Técnica de massagem chinesa semelhante à Osteopatia onde utiliza-se uma grande quantidade de manobras e manipulações para o tratamento e prevenção de diversas doenças.

Conclui-se que esses tipos de terapias realizadas de maneira correta, trazem conforto e alívio para o paciente que se recupera de um tumor. Ela garante a dose de bem-estar de que os indivíduos com a doença necessitam em meio a batalha.