domingo, 29 de maio de 2011

Ventosaterapia para Dores na Coluna

     Ventosaterapia é o nome dado à prática clínica que utiliza a aplicação de ventosas – “copos” feitos de vidro, plástico ou bambu – como uma forma de estimular o tecido cutâneo e aumentar o fluxo sanguíneo nas regiões onde as mesmas são aplicadas.
     Atualmente, as ventosas mais utilizadas são feitas de plástico e são acopladas no corpo através da fixação de uma “bomba” de pressão que esvazia o ar de dentro dos copos criando uma pressão negativa no seu interior, permitindo a fixação do copo na pele.
     A teoria do uso das ventosas se baseia na ação de sucção que ela provoca quando em contato com a pele: o vácuo formado puxa pele e músculos para dentro do copo, causando uma congestão local que estimula a circulação sanguínea na superfície do corpo. Este aumento do aporte sanguíneo favorece a nutrição de músculos, dissolvendo tensões e aplacando dores musculares e articulares. Além disso, a ventosaterapia atua diretamente na desintoxicação do sangue, melhorando sua qualidade assim como a qualidade do próprio Qi do organismo; o uso de ventosas atua diretamente no interior do corpo, estimulando o próprio metabolismo a separar as toxicinas presentes no sangue e os resíduos metabólicos do sangue puro e de boa qualidade.
     A Ventosaterapia pode ser realizada de várias formas e modalidades diferentes. As ventosas podem ser posicionadas diretamente em pontos dolorosos do corpo, como por exemplo durante o tratamento de lombalgias ou cervicalgias. Podem ser posicionadas diretamente sobre os pontos de acupuntura localizados principalmente nas costas – os chamados pontos Shu dorsais, que se relacionam diretamente com os órgãos do corpo – aumentando a perfusão sanguínea nos referidos órgaõs e a qualidade de funcionamento dos mesmos em geral. Podem, também, ser utilizadas como instrumentos para a massagem de determinadas partes do corpo; para tal, utiliza-se cremes viscosos que permitem o deslizamento dos copos após sua aplicação, o que gera sensação de alívio bastante grande logo após o atendimento.
     Após a aplicação das ventosas, a pele do corpo – que, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, se relaciona diretamente com o sistema imunológico – se encontra livre de resíduos, o que aumenta sua capacidade microcirculatória periférica e a captação de oxigênio, o que ajuda o organismo a combater porríveis agentes patogênicos externos, que provocam doenças. Este fenômeno ocorre em função da criação da pressão negativa (o que faz com que o copo fique preso à pele), que atua na dilatação no diâmetro das arteríolas e veias em índices de 200 a 250% vezes o diâmetro inicial antes da aplicação das mesmas. Esta dilatação favorece a difusão de oxigênio nos capilares sanguíneos, que será distribuído pelo corpo através do bombeamento cardíaco. Desta forma, fica clara a ação benéfica da Ventosaterapia especialmente nos quadros patológicos que envolvem distúrbios circulatórios.,
     Após a utilização das ventosas observa-se uma reação pigmentar na pele. Manchas avermelhadas ou arroxeadas que surgem no local onde o copo foi aplicado se devem as dilatações capilares e vasculares que ocorrem, extravasando os fluidos dos tecidos localizados mais profundamente no corpo para sua superfície. A reação pigmentar significa que o corpo está eliminando os resíduos metabólicos, toxinas e outras substãncias desfuncionais das profundezas do corpo em direção à superfície.
     O tempo de permanência das ventosas sobre a superfície da pele varia de acordo com os objetivos do tratamento e também em função das características inidividuais. Nos atendimentos desenvolvidos na China costuma-se utilizar as ventosas localizadas nos pontos Shu dorsais por 5 minutos após a retirada das agulhas como método preventivo em relação a doenças e como estimulação do sistema imunológico. Em crianças as ventosas são aplicadas e retiradas logo em seguida. Nas pessoas idosas ou com pouca saúde o tempo de aplicação nunca deve ser excedido e deve ser de, no máximo, 3 minutos. Quando utilizadas como método de tratamento principal (em pessoas que, por exemplo, não toleram agulhas), as ventosas devem ser retiradas após um período de tempo de 20 a 25 minutos, nunca excedendo os 30 minutos.

    A Ventosaterapia obtém resultados bastante satisfatórios em quadros como problemas circulatórios em geral, Lombalgia, Ciatalgia, Cervicalgia e Cervicobraquialgias, além de tosse, gripes e resfriados comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário