terça-feira, 28 de junho de 2011

As dores que chegam com o frio

Com a queda de temperatura, pessoas que já sofrem de doenças reumáticas como dores na coluna, problemas como artrite, artrose (bico de papagaio), gota, tendinites, bursites, osteoporose e fibromialgia costumam ter as dores agravadas. Estima-se que no Brasil existam mais de 15 milhões de pessoas acometidas por doenças reumáticas, o que, além de sofrimento pessoal, ocasiona uma grande sobrecarga socioeconômica para o país. O reumatismo não é uma doença, mas sim um termo genérico que se refere às doenças que acometem as articulações (juntas), ossos e musculatura, podem provocar inflamação e surgir em qualquer idade.

Diversos vírus, muito comuns a essa época do ano, podem causar dores ou até inflamações nas juntas e nos músculos. As infecções de garganta, particularmente nas crianças, também podem causar a febre reumática, doença inflamatória que pode comprometer as articulações, o coração, o cérebro e a pele de crianças de 5 a 15 anos. É uma complicação tardia de uma infecção por uma bactéria chamada de estreptococo, ou seja, a febre reumática é uma reação à infecção de garganta (amidalite), mas a doença apenas se dá em indivíduos predispostos para tal complicação.

Dizem que pacientes reumáticos são excelentes meteorologistas, pois identificam as alterações climáticas, principalmente o frio.  O frio aumenta a dor dos processos inflamatórios em geral, as articulações podem se tornar doloridas, assim como os músculos. Os portadores de doenças reumáticas, geralmente, têm as dores articulares agravadas em qualquer parte do corpo. O aumento da dor é provocado provavelmente pela diminuição do aporte sangüíneo nas articulações e contraturas musculares pelo frio.

A dor na região lombar (costas) costuma ser agravada porque as pessoas ficam mais enrijecidas ou tensas, com os músculos mais contraídos no frio. Um outro fator que pode piorar a dor é a depressão. O frio aumenta os quadros depressivos, a pessoa fica mais triste, e a depressão gera dor. Assim, o aumento de peso, comum nessa época, aliado ao aumento do sedentarismo e ao lado emocional agravam os problemas reumáticos.

É  importante não interromper os exercícios físicos por conta do frio. Devemos sempre nos  mantermos agasalhados para não perdermos calor, usar luvas para proteger as mãos e meias de lã para proteger os pés, pois as pequenas articulações sofrem mais no frio, e não esquecer de praticar alguma atividade aeróbica leve como bicicleta ergométrica, esteira ou caminhadas curtas, para aumentar o fluxo de sangue nos membros. Pacientes que estavam indo muito bem sentem a piora após interromper a prática dos exercícios por causa da queda de temperatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário